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Gamificação na educação: o que é e quais os benefícios de levar essa prática às salas de aula

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Cada vez mais, a inovação e a tecnologia têm desempenhado um papel relevante na educação, transformando e otimizando os métodos de ensino em sala de aula. 

Conforme a sociedade se moderniza, surgem mais e mais provas a respeito dos benefícios da inserção tecnológica nos processos de aprendizagem. 

A partir disso, grandes instituições, do ensino básico ao superior, passaram a tratar a inovação e a tecnologia em sala de aula como uma prioridade.

E é neste contexto que surge a famosa “gamificação”, uma das mais inovadoras e eficientes estratégias de modernização do ensino. 

Neste artigo, você verá como essa estratégia beneficia o processo de aprendizagem dos alunos e como qualquer instituição de ensino pode se beneficiar dessa ferramenta! 

 

O que é a gamificação? 

Pelo nome, muitos podem pensar que, para inserir a gamificação no ensino, basta dar jogos para os alunos em sala de aula. 

No entanto, a gamificação tem um sentido amplo e descreve a estratégia de usar elementos e mecânicas de jogos para outros fins, como a educação. 

Existem diversos formatos de aplicação desses elementos: questionários interativos, simulações, quebra-cabeças, desafios lógicos e até mesmo gincanas com atividades práticas. 

Assim como nos jogos, o aluno se depara com uma trilha de aprendizados.  

Em cada nível, ele deve utilizar diferentes conhecimentos para superar desafios e desbloquear novas conquistas. 

Nesse contexto, o professor é responsável por guiar a jornada da turma, apresentando os problemas e tarefas a serem resolvidas, estabelecendo regras e pontuando as vitórias de cada equipe. 

Além disso, aplicativos e plataformas digitais podem ser usados para diferentes propósitos. 

Por exemplo, gerir o progresso individual e coletivo dos alunos ou fornecer feedback instantâneo sobre os respectivos desempenhos. 

Na gamificação, é importante que cada etapa das dinâmicas seja cuidadosamente projetada para promover a colaboratividade, a aplicação prática do conhecimento e o desenvolvimentos de determinadas habilidades. 

Aqui, a criatividade se impõe e o objetivo é que tudo isso aconteça num ambiente imersivo, dinâmico e engajador ao aluno. 

 

Quais benefícios a gamificação traz para a educação?  

Muitos pensam que, para implementar a educação digital em IESs, é necessário abrir mão da qualidade de ensino conquistada a muito custo ao longo de anos. 

O que essas pessoas não percebem é que ferramentas como a gamificação surgem como estratégias para equalizar a qualidade dos métodos tradicionais de ensino ao perfil comportamental das novas gerações. 

É importante ter em mente que cada geração de alunos possui características próprias e é influenciada por diferentes contextos sociais, culturais e tecnológicos. 

De uma forma ou de outra, as evoluções tecnológicas e o nível de acesso à informação de diferentes épocas impactam a forma como os alunos interagem com o conhecimento em cada período. 

Antes de resistir às mudanças, é necessário compreender de quais formas os educadores podem uní-las à qualidade de seus métodos de ensino. 

Ao adquirir tal consciência, fica fácil entender como a educação se beneficia da gamificação. 

Primeiramente, as aulas gamificadas despertam o engajamento do aluno com seus elementos interativos — desafios, recompensas, conquistas e ranqueamentos —, comuns ao dia a dia das novas gerações. 

Além de motivar o aluno, a gamificação estimula sua participação ativa, o que contribui para que se mantenha focado e interessado em seu próprio processo de aprendizagem. 

Em segundo lugar, essa ferramenta possibilita que haja um sistema de feedbacks rápido e constante acerca do desempenho do aluno, permitindo que ele mesmo identifique seus pontos fortes e fracos. 

Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, que usam a aplicação de avaliações periódicas como recurso para examinar o desenvolvimento do aluno, a gamificação possibilita que ele mesmo avalie e ajuste suas estratégias de estudo por conta própria. 

Por fim, os desafios e cenários criados pela gamificação proporcionam um ambiente seguro para o aluno experimentar suas ideias e colocá-las em prática. 

Além de auxiliá-lo na transferência de habilidades e conceitos técnicos para situações reais, essa estratégia de ensino estimula o aluno a testar e adquirir conhecimento pelo erro, como acontece no método científico. 

 

Como levar a gamificação às salas de aula? 

Como deve ser em todas as transformações educacionais, para implementar a gamificação no ensino, é preciso haver um planejamento estratégico prévio. 

Isso significa que deve haver uma sequência de ações, antes de realmente levar a gamificação às salas de aula. 

A primeira delas diz respeito à identificação de objetivos 

Pergunte-se: quais têm sido os pontos falhos nas dinâmicas de aprendizado e quais as metas de melhoria para eles? 

Em seguida, é importante que haja um processo de personificação da metodologia, para que sejam usados os elementos e mecânicas de jogos mais adequados a tais objetivos e aos conteúdos disciplinares em questão. 

Atualmente, existem diversas ferramentas e plataformas digitais que permitem a criação e a implementação de jogos educativos. 

Elas podem ser utilizadas para criar desafios, recompensas, narrativas e outros elementos que motivem o aluno a ser participativo e engajado em sala de aula. 

Por fim, o último passo, e certamente o mais importante, é a capacitação do corpo docente. 

A gamificação só se torna uma ferramenta eficiente com o devido suporte e treinamento dos professores para que eles a integrem às suas práticas de ensino. 

 

Quais habilidades o aluno desenvolve com a gamificação? 

Além de beneficiar o processo de aprendizagem do estudante, a gamificação contribui com o desenvolvimento de habilidades essenciais ao seu futuro educacional, profissional e social. 

Essas são algumas formas pelas quais a gamificação o auxilia a adquirir tais competências: 

  • Aprendizagem autônoma: o aluno desenvolve autossuficiência e responsabilidade ao lidar com a liberdade de ditar seu próprio ritmo para explorar conteúdos, tomar decisões e enfrentar desafios na sua jornada de aprendizagem. 
  • Colaboração e interação social: a competição saudável e o trabalho em equipe estimulam trocas interpessoais fundamentais para o aluno adquirir habilidades socioemocionais como empatia e respeito, além de aprender sobre as dinâmicas e desafios da vida. 
  • Motivação intrínseca: o aluno é impulsionado por sua própria curiosidade, interesse e busca pelo progresso diante das mecânicas de ranqueamento, desafios e recompensas. 
  • Resolução de problemas: o contexto lúdico da gamificação possibilita que o aluno aprenda a lidar com situações desafiadoras em um ambiente seguro, promovendo o desenvolvimento de inteligência emocional, raciocínio lógico-analítico e pensamento crítico. 

 

O que uma instituição de ensino ganha com a gamificação? 

Como vimos ao longo desse artigo, a educação tem muito a ganhar com a gamificação. 

Esses benefícios não se estendem apenas aos alunos e professores, mas também às instituições de ensino, especialmente às IESs. 

Ao tornar as aulas mais atraentes e estimulantes, a gamificação melhora o engajamento dos alunos e, consequentemente, seu aprendizado. 

Isso afeta diretamente a forma como a instituição é vista não só pelo aluno, mas também pelo mercado de trabalho e pelos rankings de qualidade de ensino. 

Além disso, a gamificação permite que o progresso do aluno seja acompanhado por meio de dados e métricas do seu desenvolvimento. 

Ao fornecer tais ferramentas, a instituição facilita o processo de gestão acadêmica das turmas, disponibilizando uma estrutura mais eficaz e produtiva para o professor auxiliar o desenvolvimento de seus alunos. 

 

Vale a pena usar gamificação na faculdade? 

Não existe uma área da educação que não saia ganhando com a implementação da gamificação. 

Alunos ganham habilidades socioemocionais, educacionais e profissionais, além de se engajarem mais em seus processos de aprendizagem. 

Professores ganham alunos mais motivados e ferramentas que otimizam os seus métodos de ensino. 

E instituições ganham destaque competitivo no mercado, além de alunos e professores mais satisfeitos com suas estruturas de ensino. 

A combinação disso tudo é o que faz da gamificação uma abordagem tão valiosa para enriquecer o processo educacional e elevar a qualidade do ensino em uma instituição. 

Se você trabalha numa Instituição de Ensino, considere essa possibilidade!  

Pode facilitar (e muito) a vida de todos, fazendo com que os alunos aprendam mais enquanto os professores se desgastam menos 

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