O que é a radiologia online e como ela funciona
Descoberta há mais de um século, a radiologia é, atualmente, o exame de imagem mais utilizado na medicina.
Por conta do seu papel determinante na história da medicina moderna, está amplamente presente nas instituições de ensino que prezam pelo preparo dos seus alunos à realidade prática das suas futuras profissões.
Agora, o que seria a tal radiologia online?
O que é a radiologia online?
Imagine poder entrar numa máquina e viajar para dentro do seu próprio corpo.
É assim que a radiologia online pode ser vista: como uma espécie de navegação dentro do corpo humano, como se pudéssemos fazer uma viagem através dos nossos próprios órgãos.
Agora, em termos um pouco mais técnicos, podemos dizer que trata-se, basicamente,
de uma tecnologia que se sobrepõe à limitação dos filmes radiográficos tradicionais ao permitir a visualização, o acesso, o armazenamento e a análise de imagens médicas de forma digital.
Com ela, médicos e outros profissionais de saúde podem acessar exames de radiologia em tempo real, em qualquer lugar do mundo, por meio de plataformas digitais integradas, que os tornam mais acessíveis e fáceis de interpretar.
Fornecendo diagnósticos cada vez mais rápidos e precisos para os médicos, essa especialidade tem sido implementada, principalmente, para atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais conectada e informatizada, que busca eficiência e qualidade nos cuidados da saúde.
Como funciona a radiologia online? É só uma digitalização de imagens?
Não, não.
Isso é apenas o conceito básico da radiologia online: em vez de usar filmes radiográficos tradicionais, as imagens são capturadas digitalmente e armazenadas em um sistema de arquivos na nuvem.
E, claro, com isso vêm os benefícios: médicos, outros profissionais de saúde e até mesmo pacientes podem acessar as imagens de radiologia de qualquer dispositivo, como computador, tablet ou smartphone. Mas vai além…
Com esse recurso, existe também a possibilidade de manipular estudos e casos clínicos radiológicos por meio de ferramentas integradas!
A radiologia online traz benefícios para a saúde?
Com certeza.
Através desse meio, é possível realizar exames com menos exposição à radiação, já que alguns equipamentos modernos utilizam tecnologias que reduzem a quantidade de radiação emitida.
Isso é especialmente importante para pacientes que precisam de exames frequentes, como aqueles em tratamento de câncer.
Também é possível compartilhar, de forma rápida e fácil, exames de imagem entre especialistas de diferentes regiões e países, especialmente em casos complexos, nos quais o diagnóstico exige a opinião, o conhecimento e a experiência de diferentes profissionais.
Além disso, pode ser muito útil em situações de emergência, pois os exames podem ser transmitidos em tempo real para os médicos responsáveis pelo atendimento, o que ajuda a reduzir o tempo de espera e a garantir um atendimento mais ágil e eficaz.
Os principais exames utilizados incluem radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e mamografia.
Por que investir em radiologia online para a educação e saúde?
Além de todos os benefícios mencionados, a radiologia online pode ser especialmente útil para educadores da área de saúde.
Com o fácil acesso a imagens radiológicas, professores podem mostrar exemplos práticos e, principalmente, reais aos seus alunos, tornando-os muito mais habilitados à posterior aplicação em suas vidas profissionais.
Com as ferramentas certas, a radiologia online pode ajudar as instituições de ensino a garantir que seus alunos obtenham os conhecimentos mais atuais sobre diagnósticos e tratamentos.
Principalmente, por meio de plataformas digitais integradas, como o BioAtlas, que inclui recursos interativos, como vídeos explicativos e simuladores, que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo.
Para além dos benefícios educacionais, existem ainda os benefícios administrativos e financeiros para as instituições de saúde, já que, com a diminuição das impressões das imagens, os custos com maquinário e manutenção também diminuem.
Somando-se a isso, outra redução de custos está relacionada ao deslocamento dos profissionais, que podem acessar os resultados dos exames remotamente e continuar seus atendimentos via telemedicina, o que pode ser muito útil em áreas rurais, locais isolados ou com pouca infraestrutura, possibilitando que pacientes recebam cuidados de alta qualidade independentemente de onde moram.
Resumindo: trata-se de uma tecnologia valiosíssima, tanto para pacientes quanto para profissionais da saúde e educadores da área.